APRESENTAÇÃO
 
O Programa “ROBÓTICA EDUCACIONAL” se apresenta como uma grande possibilidade de introduzir novas tecnologias no espaço escolar, com condições de abordar os conteúdos curriculares na concretude da ação, garantindo atividades práticas que oportunizem as crianças situações de construção, programação e automação, elementos que são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a consciência crítica, a comunicação e a capacidade de concentração, entre outros.
Esse programa possibilita atividades práticas dos conteúdos das áreas do conhecimento da Educação Básica proporcionando aos alunos situações desafiadoras que os instigue a busca da resolução de problemas para que aprendam a pensar interpretando dados obtidos a partir de experiências. Essas atividades práticas são lúdicas e buscam despertar o interesse da criança para explorar e compreender os processos naturais e sociais.
 
 
2. OBJETIVO
 
- Potencializar o processo de ensino e aprendizagem por meio da inserção de tecnologias educacionais utilizando a Metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com vistas ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, sócio – emocional e sociocultural dos alunos a partir de vivências educativas que aproximem o mundo atual e a escola.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Possibilitar a familiarização com novas linguagens tecnológicas digitais;
  • Explorar os conteúdos curriculares de forma prática e lúdica;
  • Introduzir conhecimentos pertinentes a programação de computadores;
  • Estimular o trabalho em equipe e a construção colaborativa;
  • Aprimorar a coordenação motora, e estimular o raciocino lógico. 

 
3. COMPOSIÇÃO DO PROGRAMA ROBÓTICA EDUCACIONAL


O Programa “ROBÓTICA EDUCACIONAL”, é composto por equipamentos tecnológicos, materiais de orientações pedagógicas e didáticas para alunos e professores com manuais instrumentais e de montagens e prestação de serviços de formação para professores e assessoria técnico pedagógico para as equipes gestoras.


1) CONSTRUÇÃO DE MODELOS MECÂNICOS E MOTORIZADOS: Conjunto de peças plásticas ergonômicas e demais recursos e equipamentos tecnológicos que garantam a construção de modelos mecânicos e motorizados.
2) CONSTRUÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS - Conjunto de peças plásticas ergonômicas e demais recursos e equipamentos tecnológicos (Interface e Software de programação) que garantam a construção de modelos robôs programáveis.
3) MANUAIS DE INSTRUÇÃO E MONTAGEM - O Guia impresso de instruções e montagens contém o passo a passo de protótipos diferenciados que retratem a sociedade considerando o grau de complexidade para atender as diferentes faixas etárias dos Anos Iniciais. 
4) MATERIAL DIDÁTICO PARA OS ALUNOS: Composto por sugestões de práticas pedagógicas a partir dos modelos mecânicos e motorizados e de robôs programáveis, o material do aluno apresenta proposições de situações-problemas, informações sobre tecnologias e outras atividades que complemente os conteúdos abordados fundamentais para a construção do conhecimento.
5) MATERIAL DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O PROFESSOR: Material de orientação pedagógica e didática para o professor que apresente, de forma detalhada, dicas e sugestões para o encaminhamento metodológico das atividades propostas no material do aluno.
6) ASSESSORIA TÉCNICO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES: Processo de formação continuada para os professores que apresentem fundamentação teórico e metodológica sobre o uso da Robótica no ambiente escolar. E assessoria técnico pedagógica para as equipes gestoras das instituições de ensino e órgãos gestores.