+IMAGEM+

A Coleção “Leitor Cidadão: introdução aos valores da cidadania” é composta por histórias que envolvem o cotidiano dos alunos e com situações que discutem temas sociais contemporâneos. 

Direcionada aos alunos de 2º ao 5º ano, a coleção é composta por dez livros de histórias, cadernos de atividades e cadernos de orientações para o professor.

Os livros que compõem a coleção apresentam os temas por meio de uma abordagem lúdica, estimulam a criatividade, fazem uso das linguagens verbal, não verbal e artística. Além disso, propõem dinâmicas que promovem o raciocínio lógico, a conscientização sobre os direitos, deveres e responsabilidade dos alunos como agentes de transformação da sociedade.

A coleção articula-se aos conteúdos dos diferentes componentes curriculares dos anos iniciais da Educação Básica e, assim, propicia que sejam desenvolvidos e tratados por meio dela, alguns conteúdos de Ciências, Matemática, Educação Física, História, entre outras. 

O caderno de atividades apresenta propostas didáticas que contextualizam as narrativas dos livros, articulando os personagens e os cenários às realidades locais e regionais, de modo que os temas ganham concretude, vinculam-se ao tempo e ao espaço vivido dos estudantes.   

O caderno de orientações para o professor traz explicações sobre as atividades propostas no caderno de atividades, relacionando-as com os conteúdos curriculares, com os temas sociais e, principalmente, com os descritores da matriz de referência da Prova Brasil. As atividades utilizam linguagem semelhante à da Prova Brasil e visam aprofundar e subsidiar os conhecimentos linguísticos dos alunos.

A coleção foi pensada e organizada de maneira a atender a escassez de publicação direcionada ao público dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre temas atuais e polêmicos, trazendo atividades práticas e teóricas e histórias instigantes que irão atrair nosso pequeno leitor de maneira envolvente, emocionante e conscientizadora, extrapolando assim o ambiente escolar, para ser possivelmente incorporada ao seu cotidiano, sua família e sua vida.