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O Laboratório de Matemática é uma tecnologia educacional que facilita a construção do conhecimento matemático a partir do uso de materiais pedagógicos diversos. Contribui para uma aprendizagem significativa da matemática por meio de atividades lúdicas que envolvem a manipulação e a interatividade. Possibilita procedimentos de atividades práticos experimentais do conteúdo matemático e proporciona situações desafiadoras que instigam a busca da resolução de problemas.

O Laboratório de Matemática é composto por materiais concretos a serem manuseados pelos alunos, bem como por material impresso. Está organizado a partir dos conteúdos de tradição da Matemática e de acordo com os descritores da Prova Brasil, com os seguintes temas: Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações/Álgebra e Funções e Tratamento da Informação.

Os materiais interativos envolvem Ábaco aberto, Material dourado, Tangran tradicional, Conjunto de blocos lógicos, Discos fracionados, Conjunto de réguas numéricas, Régua de frações, Material cuisenaire, Poliminós, Torre de Hanói, Mosaico geométrico, Conjuntos sólidos geométricos, Conjunto de sólidos geométricos planificados, Conunto. de cédulas e moedas, Relógio didático, Kit teorema de Pitágoras, Kit relações métricas no triângulo retângulo, Kit instrumentos de medição e de construção geométrica, Kit probabilidade, Calculadoras, Papel quadriculado/papel dobradura, Palitos de churrasco, entre outros. Têm como função pedagógica estimular a capacidade de observação e de análise e favorecem a elaboração de um pensamento matemático critico, mediante uma postura investigativa.

O material impresso é constituído por cadernos com 50 atividades, uma versão para alunos e outra para professores. O caderno do professor contem orientações metodológicas para o desenvolvimento da atividade e suas respectivas soluções (possíveis).

Assim, o Laboratório de Matemática possibilita ao professor organizar situações pedagógicas que proporcionem aos alunos criar estratégias para resolver problemas, interpretar e compreender os conceitos envolvidos e os procedimentos utilizados, bem como desenvolver o raciocínio lógico, entre outras habilidades intelectuais. Neste tipo de aula os alunos utilizam os materiais didáticos instrumentais, compreendem as relações entre a teoria e a prática, entre a teoria e a vida, efetivando-se a educação para a cidadania, um compromisso que a escola assumiu nas últimas décadas, mas vem tendo dificuldades para cumprir.