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O Laboratório de Ciências é constituído por um conjunto de materiais e equipamentos didáticos, tecnológicos e digitais, destinados para o 1° ao 5° (anos iniciais) e para o 6° ao 9° (anos finais) anos do Ensino Fundamental. Está fundamentado na metodologia da AÇÃO – REFLEXÃO - AÇÃO e no movimento da CURIOSIDADE – BUSCA – DESCOBERTA. Por isso, oferece atividades práticas e experimentais necessárias para fortalecer a relação da teoria e prática dos conteúdos de Ciências, incluindo o trabalho com educação ambiental. É composto também de materiais de orientação aos docentes da disciplina de Ciências, materiais digitais interativos e um programa de formação para professores.

O Material didático digital é composto por vídeos, animações, infográficos, atividades interativas e oferece orientações para aos professores. Os materiais didáticos impressos são consumíveis com espaços para que os alunos registrem os dados da pesquisa. Trazem, também, atividades experimentais organizadas a partir dos conteúdos de tradição curricular e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Nas proposições das práticas, experimentos e demonstrações explicita-se o passo a passo a ser observado nessas atividades. As atividades práticas contribuem para o desenvolvimento de capacidades intelectuais como: observação, estabelecimento de relações, comunicação, argumentação e validação de processos, além de estimular formas de raciocínio como intuição, dedução e estimativa. Atende-se, assim, os descritores da Prova Brasil, por meio de situações pedagógicas que levam os alunos a criar estratégias para resolver problemas, interpretar e compreender os conceitos e fenômenos, bem como desenvolver o raciocínio lógico.

Além disso, esses materiais contemplam o desenvolvimento de conteúdos relativos à sustentabilidade socioambiental, previstas no Plano Nacional de Educação (2011-2020), atendendo, também, a Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Para isso, o Laboratório de Ciências apresenta práticas experimentais direcionadas à Educação Ambiental que possibilitam entender o funcionamento do equilíbrio ecológico e compreender as cadeias alimentares; reconhecer as consequências do desequilíbrio das cadeias alimentares ao ambiente; compreender a importância do ato de reciclar; desenvolver o conceito geral de reciclagem e vivenciar a transformação de materiais mudando conceitos e pré-conceitos de forma a adquirir consciência ecológica.

O Laboratório de Ciências apresenta-se, então, como um elemento didático pedagógico que contribui para a educação crítica, pois pressupõe um aluno pró-ativo, um processo de ensino-aprendizagem motivador, o que pode tornar a escola mais atrativa, evitando futuras evasões e trazendo inúmeros benefícios para a Educação e para a cidadania.