+IMAGEM+

O Projeto Saúde Bucal apresenta-se como uma alternativa metodológica para o ensino de hábitos de higiene e para o aprofundamento de conteúdos relativos à saúde e cuidado com os dentes, com vistas à prevenção de doenças e correção de deformidades que afetam a boca das pessoas.

Nesse sentido o Projeto Saúde Bucal é constituído por:

- Acervo literário: Livro de história intitulado “Saúde e Higiene Bucal” da Coleção Leitor Cidadão, com orientações básicas para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, abordando a saúde bucal, discorrendo sobre sua prevenção e doenças inerentes a falta de hábitos corretos de higiene bucal.

- Banners Informativos: Cartazes ilustrativos contemplando informações e orientações sobre a correta higiene bucal.

- Jogo de tabuleiro para prevenção em saúde bucal: Apresentando um tabuleiro ilustrado em consonância com fichas interrogativas também ilustradas, um dado, pinos coloridos, ficha com normas do jogo e respostas das respectivas perguntas, bem como adesivos ilustrados para brindes aos vencedores.

- Material didático para os alunos: Caderno com atividades como palavras cruzadas, caça palavras, labirinto, figuras diretas e jogo de erros, além de figuras coloridas que abordem conceitos de prevenção em saúde bucal.

- Modelos Anatômicos Bucais de 1ª e 2ª dentição: Modelos anatômicos bucais de 1ª e 2ª dentição acompanhados de escova e fio dental em tamanho grande, para treinamento prático de escovação.

- Manual de orientações pedagógicas para os professores: com didáticas diferenciadas de abordagem do conteúdo sobre saúde bucal, indicações e endereços de vídeos, orientaçoes para uso do caderno de atividades, aulas práticas com o acompanhamento de modelos de boca da 1ª e 2ª dentição e da utilização de jogo educativo.

- Proposta de Interação para Instrumento Digital Interativo de Ensino de Saúde Bucal - Auxiliar na aprendizagem dos processos de higienização bucal, com base em didáticas e práticas aplicadas em ambiente virtual interativo e lúdico.

Assim composto, o Projeto Saúde Bucal vai ao encontro de programas do governo federal relativos à saúde pública, como o “Brasil Sorridente” (2004), pelo qual considera-se que precisamos cuidar de nossa boca, pois a nutrição do organismo depende da mesma. Contribui para o desenvolvimento de hábitos de higiene bucal, prevenção de doenças que começam na boca e podem afetar a saúde do corpo como um todo ou que acarretam ou agravam enfermidades cardiovasculares e diabetes.

Por meio desse Projeto espera-se que os educandos, da 1ª fase do Ensino Fundamental, em seu processo de construção do conhecimento, estendam para seus lares as informações e práticas significativas recebidas na escola, ampliando assim o processo educacional,  promovendo a mudança de comportamento em seus hábitos como os de seus familiares.